Os programas da Santa Fé foram concebidos de forma sistêmica, onde tudo se inter-relaciona e responde às necessidades e complexidades das crianças e adolescentes, com processos que dialogam em sua totalidade. Todas as ações formam um conjunto harmonioso que visa o desenvolvimento do ser pleno, e não apenas suprir determinada vulnerabilidade.
Acolhimento
Minha Casa
Acolhimento institucional com capacidade para 15 crianças adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, em situação de risco pessoal e social, decorrente de vínculos familiares fragilizados ou rompidos, com histórico de negligência, abuso ou violência doméstica.
Oferece acompanhamento psicossocial individualizado, com foco na ressignificação das vivências de violação de direitos e na promoção do desenvolvimento integral, até que seja possível o retorno à família de origem, a inclusão em uma nova família ou a emancipação.
Casa Vovó Ilza
Acolhimento institucional para meninas, de 12 a 18 anos, grávidas e ou acompanhadas de seus filhos. Em sua maioria, apresentam histórico de vivência em situação de rua, negligência, violência física e/ou sexual, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados. O serviço acolhe, entre mães e filhos, até 15 crianças e adolescentes. -As jovens mães são acompanhadas por uma equipe técnica que realiza atendimento psicossocial individualizado, promovendo o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a vivência da maternidade precoce de forma consciente, afetiva e protetiva, com foco na interrupção do ciclo de violências.
As jovens mães são acompanhadas por uma equipe técnica que realiza atendimento psicossocial individualizado, promovendo o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a vivência da maternidade precoce de forma consciente, afetiva e protetiva, com foco na interrupção do ciclo de violências.
O serviço também atua na construção de um projeto de vida que favoreça a autonomia, o protagonismo e a emancipação.
Família Acolhedora
Modalidade de acolhimento familiar prevista no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e incluída no Estatuto da Criança e do Adolescente desde 2009.
Por meio do Programa Família Acolhedora, organizamos o acolhimento provisório de crianças de 0 a 2 anos em residências de famílias voluntárias, previamente selecionadas, capacitadas e acompanhadas por equipe técnica especializada.
O serviço tem como objetivo garantir às crianças afastadas de sua família de origem, o direito à convivência familiar e comunitária, a atenção individualizada, a construção de vínculos afetivos seguros e a continuidade nos cuidados — fatores essenciais para o desenvolvimento integral saudável na primeira infância.